marca200
jtemplate.ru - free extensions for joomla

Portal de Licitações

 

Sem título-1

Eventos

 bannerseminario

 Portais de Transparência

transparencia

e01 e07 e02 e06 e04 e05 e03

Perguntas Frequentes

GÁS NATURAL

 

O QUE É GÁS NATURAL?

O gás natural é um combustível fóssil que tem como componente principal o metano. Esse gás é extraído de poços subterrâneos “on shore” (em terra) e “off shore” (em oceanos). Após processamento, o gás é transportado e distribuído aos consumidores finais. Saiba mais acessando o link “GÁS NATURAL.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DO GÁS NATURAL?

O gás natural pode ser utilizado em diversos segmentos de mercado, nas indústrias, no comércio, nos veículos, nas residências e na geração de energia elétrica. Pode ser aplicado em inúmeros tipos de equipamentos residenciais e comerciais. Na indústria, é utilizado como combustível para fornecimento de calor; geração de frio, eletricidade e de força motriz; matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes; e redutor siderúrgico na fabricação de aço. Na área de transportes, é utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.

 

O QUE TORNA O GÁS NATURAL UM COMBUSTÍVEL “LIMPO”?

Os principais produtos da queima do gás natural são dióxido de carbono e vapor d’água. A queima de combustíveis mais complexos do que o gás natural, como o óleo combustível e o carvão, liberam uma variedade de compostos químicos potencialmente nocivos à atmosfera, como compostos de enxofre e particulados por exemplo.

 

O GÁS NATURAL TEM CHEIRO?

Em seu estado natural, o gás natural não tem cheiro. As companhias distribuidoras de gás adicionam um odorante químico (mercaptanas) para que em casos de vazamentos sejam facilmente detectados.

 

GÁS NATURAL E GÁS DE BOTIJÃO (GLP) SÃO A MESMA COISA?

Não. Suas composições são bem diferentes. O gás de botijão (GLP, ou Gás Liquefeito de Petróleo), composto basicamente por propano e butano, é altamente inflamável e mais pesado do que o ar. Em caso de vazamento, o GLP pode repelir o oxigênio do ambiente e causar asfixia. O gás natural é composto principalmente por metano, que por ser mais leve que o ar, se dissipa com maior facilidade em caso de vazamento.

 

SEGURANÇA

 

É VERDADE QUE O GÁS NATURAL É MAIS SEGURO QUE O GLP?

É sim. Ao contrário do GLP, o gás natural é mais leve que o ar e se dispersa rapidamente em caso de vazamento. Já o GLP se acumula criando bolsões na parte inferior do recinto, aumentando muito o risco de explosões. Além disto, o gás natural não precisa ser estocado como o GLP, em redes internas, trabalha com pressões menores, proporcionando maior segurança no seu uso e aplicação.

 

OS CARROS MOVIDOS A GNV SÃO SEGUROS?

São seguros sim, desde que a conversão do veículo seja realizada em uma oficina credenciada pelo INMETRO. Além disso, para que a segurança dos carros a gás seja plena, é imprescindível a consciência dos usuários em relação ao controle e regularidade de manutenção. 

 

UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL É SEGURA?

Além de segura, é ecologicamente correta. As redes de distribuição de gás são enterradas e protegidas através de inúmeros dispositivos de segurança, desde a concepção do seu projeto até a finalização do seu processo construtivo. A instalação de placas de concreto, faixas de segurança e sinalização, vertical e horizontal, ajudam a mitigar os riscos. Na fabricação dos dutos, são utilizados materiais especiais de grande resistência e durabilidade; as soldas são inspecionadas através de um rigoroso controle de qualidade; válvulas de bloqueio são instaladas ao longo da rede com o objetivo de interromper o fluxo de gás, em caso de um eventual vazamento; contra o ataque corrosivo do solo, as tubulações são protegidas através de revestimento externo e por um sistema de proteção catódica; e a odoração tem o objetivo de dotar o gás de um odor característico, o que permite a detecção em caso de eventuais vazamentos.

 

INSTALAÇÕES

 

JÁ UTILIZO GLP EM MINHA EMPRESA, POSSO UTILIZAR A MESMA INSTALAÇÃO?

Geralmente sim. Para confirmar esta possibilidade é necessário realizar previamente uma simulação teórica da operação da rede interna com o gás natural, uma vez que as vazões envolvidas serão superiores a do GLP. Isto se dá pelo fato de que a composição e as características do GLP e do gás natural são diferentes. Quanto aos queimadores, esses deverão passar por uma adequação ou troca, que deve ser sempre realizada por pessoas ou empresas especializadas para este tipo de serviço. A mesma atenção deve ser dada aos demais itens da instalação, como as válvulas de controle de vazão e de segurança.

 

 GÁS NATURAL VEICULAR (GNV)

 

QUAIS AS VANTAGENS DE UTILIZAR UM VEÍCULO MOVIDO A GÁS NATURAL?

A principal vantagem na utilização de um veículo movido a gás natural é a significativa economia em comparação com o álcool e a gasolina, além de poluir muito menos.

 

QUAL É A AUTONOMIA DE UM VEÍCULO MOVIDO A GÁS NATURAL?

A autonomia de um veículo movido a gás natural é determinada pelo tamanho do cilindro (compartimento onde é armazenado o gás dentro do automóvel). Com um cilindro de 16 m³   o veículo pode rodar, aproximadamente, 200 quilômetros.

 

QUALQUER VEÍCULO PODE SER ADAPTADO PARA O GÁS NATURAL?

Não, apenas veículos a gasolina e a álcool. Para isso, deve-se procurar oficinas credenciadas pelo INMETRO para fazer a instalação do kit de conversão, o que garantirá a qualidade do serviço e seu caráter legal.

 

EXISTE PERIGO DE EXPLOSÃO COM O USO DO GÁS NATURAL VEICULAR?

Não existe perigo de explosão, pois, além de ser mais leve que o ar, o sistema (armazenagem e compressão) é dotado de válvulas de segurança que se fecham caso haja algum rompimento na tubulação, além de possuir um sistema de exaustão caso ocorra algum vazamento. O gás natural veicular é mais seguro do que qualquer combustível líquido. Outro fator de segurança na utilização do GNV é que, no momento do abastecimento do veículo no posto, o mesmo é feito sem que haja contato com o ar, evitando assim qualquer possibilidade de combustão. Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a alta pressão na qual o gás é comprimido (200 bar - pressão ideal para abastecer os veículos) e situações eventuais como colisões, incêndios, etc. Os pouquíssimos acidentes já registrados, ocorreram principalmente por uso de equipamentos inadequados (kit de conversão instalado em oficinas não homologadas pelo INMETRO, botijão de GLP que não suporta a pressão do GNV ao invés de cilindro). O conceito de segurança do gás natural, já é reconhecido em todos os países do mundo, onde ele é largamente utilizado. Nos EUA, por exemplo, um país sistemático em segurança, o GNV é utilizado até mesmo em ônibus escolares. Na cidade de Nova York é obrigatório.

 

O VEÍCULO MOVIDO A GÁS NATURAL POLUI MENOS?

Sim, os veículos movidos a gás natural enquadram-se na categoria de veículos com baixíssima emissão de poluentes, pois o gás natural é um dos combustíveis mais limpos. A combustão gera emissões menos contaminantes ao meio ambiente, atendendo desta forma aos limites estabelecidos pelo PROCONVE (Programa de Controle de Emissões por Veículos Automotores).

 

Diversos

 

 

 Simulador

 

   Sem título-1

 

   bannerseminario

 

 

 

GASMAR - Companhia Maranhense de Gás
Rua Azulões, Qd. 02, L. 01, Jardim Renascença, Ed. Office Tower, Sl. 607, São Luís - MA; CEP: 65075-060
Fone: +55 98 2109-7179
Email: gasmar@gasmar.com.br
Ouvidoria GASMAR: ouvidoria@gasmar.com.br